O que você achou do blogger?

segunda-feira, 25 de março de 2013

-->
Para o webdesigner o importante da navegabilidade da Web é que o usuário possa logo de cara fazer a identificação do site, que é o nome do site com seu slogan, aquele que deve ficar sempre destacado e que geralmente fica do lado esquerdo da página e no topo. Em seguida identificar em qual página o usuário está. Se é na página Inicial (Home), Quem Somos, Produtos, Contato, etc...
O Usuário também deve ser capaz de identificar a barra de seção do site, que deve estar mais destacada que a Barra de utilidades mencionada anteriormente.
Nenhum usuário gostaria de visitar um site em que ele tenha que ler um texto enorme, hoje as pessoas tem pressa. O site deve ser claro e objetivo e que as informações contidas nele devem ser organizadas cada um em seu espaço sem ficar espalhadas pela página.
Também não esqueçam das migalhas de pão, que é muito útil para que o usuário não se perca durante a sua navegação na página.
A navegabilidade é um item importante em um site, pois ela se constitui na organização da informação para que o usuário
navegue de forma intuitiva e saiba onde está, de onde veio e quais são as suas possibilidades futuras de acesso.

Para avaliar a navegabilidade de uma página da web, pode-se aplicar os seguintes critérios.

Postado por: Carla Regina


conclusao

Recorremos ao princípio básico da usabilidade: O usuário não tem tempo, e muito menos para estar adivinhando qual é a maneira de chegar aos diferentes conteúdos de nossas webs.

Tem que saber aonde vai e ter confiança no site. Aqui vão alguns pontos para ter em conta na hora de
desenhar um
  • Não pode haver tantos "voltar" no site, o usuário pode não saber aonde está indo, causando uma perda de confiança. Se colocar algum voltar é recomendável que coloque "voltar a..." e a seção aonde vai o link.
  • Tenha sempre um menu visível desde todas ou quase todas as páginas do site. Nele coloque links às principais seções do site.
  • Tem que haver uma forma de chegar diretamente à página principal através todas as páginas.
  • Desenhe o site de tal maneira que o usuário nunca tenha que usar os botões "Atrás" e "Adiante" do navegador a não ser para sair do seu site. O ter páginas perdidas, ou seja, que não se comuniquem com nenhum link ao resto do site, é um grande erro.
  • Se uma seção do seu site têm seções temáticas grandes, trate de colocar um menu adicional (em outro sentido que o principal) que leve às diferentes páginas de tais seções.
  • Também é bom ter um pequeno menu de aceso rápido, este deve ser menor e levar a lugares importantes como a página principal ou a de contato. Não deve ter mais de três links.
  • Coloque os links bem visíveis para que o usuário não os tenha que buscar.
  • Conseguir uma forma para que se possa chegar a todas as páginas de seu site através de qualquer página seria o máximo expoente.
  • Se não puder conseguir o anterior, existe uma regra que sempre deve ser cumprida: a regra dos três cliques. O usuário tem que poder chegar desde qualquer parte do site a qualquer outra em não mais de três cliques. Se essa quantidade se supera, algo não está bem.
  • Faça com que o primeiro que carregue na página sejam os links (o menu, ícones, etc.). Desta forma o usuário não terá que esperar se já sabe aonde quer ir.
  • leonilda
  • terça-feira, 19 de março de 2013

    Sistema de produção

                                                Conceito

    Sistema de produção é a definição do tipo de processo utilizado em manufatura de produtos e serviços.
        Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interrelacionados que interagem no desempenho de uma função.       
         Os sistemas de produção são exatamente isto, conjunto de elementos pertencentes a produção de um bem ou serviço que interligados entre si chegam a um resultado final. Também dizem respeito a definição do tipo de processo utilizado em manufatura de produtos e serviços, além da maneira pela qual organiza-se a produção de bens e serviços, com características diferentes de volume e variedade. Os processos que tem como resultado um produto, são chamados de processos de conversão, uma vez que mudam a estrutura, formato ou composição inicial da matéria-prima. Já o que originarão um serviço, processos de transferência, pois há transferência de conhecimento, know-how e/ou tecnologia. Existe um modelo genérico para descrever qualquer tipo de sistema de produção, que consiste em entradas, o processo de transformação em si e a saída. As entradas de um processo são divididas em dois tipos de recurso: os recursos transformadores e os de transformação. Os recursos a serem transformados são materiais, informações e consumidores. Os recursos de transformação são compostos por instalações (prédios, equipamentos, tecnologia) e funcionários (pessoas que operam as instalações). Os insumos que são recursos a serem transformados diretamente em produtos, podem ser classificados em três categorias: insumos externos - aqueles que possuem caráter de informação e fornecem dados sobre as condições externas ao sistema de produção, tais como informações sobre: política;legislação; economia; sociedade; tecnologia; insumos de mercado - também possuem caráter de informação, no entanto, fornecem informações sobre: concorrência; produtos; desejos dos clientes; insumos primários/recursos primários - são os insumos que sustentam diretamente a produção e a entrega de bens e serviços, podendo ser públicos ou não, tais como: Recursos Físicos – Máquinas, Equipamentos, Matérias – primas,Recursos Energéticos e Recursos Naturais; Recursos Humanos; Recursos Econômicos - Financeiros; As saídas são basicamente duas: fabricação ou manufatura de produtos, quando se trata de uma saída tangível, que pode ser estocada e transportada ou geração ou prestação de serviço, quando a saída é intangível, consumida simultaneamente com a sua produção, onde é indispensável a presença do consumidor e não pode ser estocada ou transportada.



    Postado por Carla Regina     

    segunda-feira, 4 de março de 2013

    Consistências e Padrões de Interface

    onsistência Fale a mesma língua o tempo todo, e nunca identifique uma mesma ação com ícones ou palavras diferentes. Trate coisas similares, da mesma maneira, os usuários não deveriam ter acesso à diferentes situações, palavras ou ações representando a mesma coisa. A interface deve ter convenções não ambíguas. Consistência em interfaces web se refere à homogeneidade e à coerência de situações que devem ser tratadas, apresentadas ou acionadas de maneira semelhante. Antecipando as respostas do sistema, interfaces consistentes facilitam o aprendizado e aumentam a produtividade dos usuários, que cometem menos erros e controlam melhor suas ações.
    De modo geral, consistência funcional se refere a padrões e convenções de funcionalidade, de estrutura visual e de edição de conteúdo estabelecidos e aplicados a todo ambiente e conteúdo web em situações semelhantes. A consistência está diretamente relacionada ao modo como as ações são realizadas, aos comandos a elas associados, ao uso de terminologias.
    Por exemplo, se as cores dos links variam de página a página, o usuário pode se confundir sobre a sua funcionalidade. Estas cores devem se manter constantes durante toda cada visita.
    A aplicação de soluções consistentes ajuda não só os usuários, mas também os desenvolvedores: a produção de templates e estilos CSS evita que novas soluções precisem ser reinventadas a cada situação.
    Fatores a considerar em relação à consistência das interfaces web
    Coordenação entre a funcionalidade da interface e o comportamento do usuário.
    Provimento de respostas claras e imediatas de que uma ação foi realizada ou um resultado foi atingido. Se a ação foi realizada por engano, deve ser reversível.
    -> Por exemplo: Acionar um botão conduz a uma página localizada em outro site. Quando o usuário acessa a nova página deve poder retornar à página que via antes.
    Invisibilidade do conceito aplicado na estrutura de navegação - Os elementos ficam disponíveis para o uso, mas sua matriz conceitual aparece de maneira discreta.
    Visibilidade informativa - a aparência de ícones, boxes, setas, sinaliza seu uso. Os sinais de navegação, localização e orientação devem ser visíveis quando o usuário precisar deles.
    Layout e funcionalidades do programa previsíveis de acordo com modelos pré-definidos (padronização da malha, telas, logotipos, cores, tipologias, bullets). Se, no entanto, um objeto está relacionado a uma ação ou área de navegação “diferente” da atual, deve parecer diferente.
    Elementos com funcionalidades semelhantes devem ser agrupados segundo uma estrutura de navegação previsível, em que os elementos de layout sejam baseados nos mesmos critérios, especialmente elementos mais notados pelos usuários.
    Consistência terminológica – uso dos mesmos termos para designar as mesmas informações. Especificações editoriais ajudam a uniformizar as referências mais comuns, como o tratamento do nome da empresa e dos produtos que oferece.
    A consistência terminológica inclui também a linguagem dos textos familiar à maioria dos usuários, com pouco uso de jargões e mensagens cifradas, restritas a grupos.
    Áreas de informações relacionadas às expectativas dos usuários para o conteúdo principal
    Por exemplo: é comum que museus e sites de museus tenham uma lojinha de lembranças, assim muitos usuários procuram por esta área e esperam encontrá-la