O que você achou do blogger?

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

modelos logicos


Modelagem Lógica

Depois que selecionamos um SGBD, iremos mapear o modelo conceitual para ele. O projetista relaciona as características e restrições do modelo conceitual com as do modelo selecionado para implementação. O modelo lógico constitui uma representação específica de um modelo interno, utilizando as estruturas de BD suportada pelo banco escolhido. Em um Banco de Dados Relacional (BDR), o esquema interno é expresso utilizando linguagem SQL, por padrão.
Neste nível, o modelo lógico depende do software. Por tanto, qualquer alteração feita no SGBD exigem que o modelo interno seja alterado para adequar-se às características e exigências de implementação do modelo de BD. Quando conseguimos alterar o modelo lógico sem afetar o modelo conceitual, teremos o que é chamado de independência lógica. No entanto, o modelo lógico continua independente de hardware, ou seja, qualquer alteração (escolha de um computador, sistema operacional diferente, etc) não afetará no modelo lógico.

 
definidas os padrões e nomenclaturas, chaves primárias e estrangeiras, sempre levando em conta o modelo
conclusao
no madelo logico precisa conter tudo de nesseçario  como ela realmente e tenque conter tudo o que existe sobre o que realmente ela ou ele realmente pretende faser.
Leonilda

Modelagem Conceitual

O modelo conceitual concentra-se no mais alto nível de abstração e não leva em conta o banco de dados em si, mas a forma como as estruturas serão criadas para armazenar os dados, ou seja, é um diagrama em blocos que demonstra todas as relações entre as entidades, suas relações, suas especializações, seus atributos e auto-relações.
A modelagem conceitual é a forma mais natural dos fatos e estão mais próximas da realidade do ambiente do cliente. No modelo conceitual o cliente deverá ser envolvido a fim de obter o levantamento de dados que darão suporte à construção de todo o modelo.

Lembrando que a modelagem conceitual é a primeira etapa da modelagem de dados, ficando ainda o modelo lógico de dados e o modelo físico de dados.
Veja o exemplo de Modelo Conceitual na Imagem:
.



Conclusão:
A moelagem conceitual é o primeiro passo para fazer uma modelagem e depois que vem o modelo lógico, a modelagem conceitual se concentra em pegar todos os dados principais do  cliente seus atributos, suas entidades é feito uma leitura de tudo o cliente vai querer naquilo que for modelar.