O que você achou do blogger?

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Método orientado a objetos

As técnicas orientadas a objeto permitem que o software seja construído de objetos que tenham um comportamento especifico. Os próprios objetos podem ser construídos a partir de outros, os quais, por sua vez, podem ainda ser construídos de outros.
A análise de sistemas no mundo orientado a objeto é feita analisando-se os objetos e os eventos que interagem com esses objetos. O projeto de software é feito reusando-se classes de objetos existentes e quando necessário, construindo-se novas classes.
Técnicas orientadas a objeto podem ser usadas para simplificar o projeto de sistemas complexos. O sistema pode ser visualizado como uma coleção de objetos, estando cada um dos objetos em um determinado estado. Os objetos são construídos a partir de outros objetos.
A análise e o projeto orientados a objeto modelam o mundo em termos de objetos que tem propriedades e comportamentos e eventos que disparam operações que mudam o estado dos objetos. Os objetos interagem com outros objetos.
A modelagem e o projeto orientados a objeto são os paradigmas que devem integrar todas as ferramentas e técnicas poderosas para a criação de software. Estratégia de desenvolvimento baseada no conceito de que o sistema deve ser construído a partir de componentes reutilizáveis, chamados de objetos.

Conceitos
Entre as idéias fundamentais básicas para a tecnologia orientada a objeto incluem-se:
  • Objetos;
  • Classes;
  • Métodos;
  • Herança;
  • Encapsulamento;
  • Objeto
  • Um objeto pode ser real ou abstrato.
  • Os objetos possuem informações (contém dados) e desempenham ações (possuem funcionalidade).
  • Qualquer coisa à qual um conceito ou tipo de objeto se aplica – uma instância de um conceito ou tipo de objeto.
  • Um objeto é uma instância de uma classe.
  • Encapsulamento
    O ato de empacotar ao mesmo tempo dados e objetos é denominado encapsulamento. O objeto esconde seus dados de outros objetos e permite que os dados sejam acessados por intermédio de seus próprios métodos. Isso é chamado de ocultação de informações (information hiding).
  • O encapsulamento protege os dados do objeto do uso arbitrário e não-intencional.
  • O encapsulamento é o resultado (ou ato) de ocultar do usuário os detalhes da implementação de um objeto.
  • O encapsulamento é importante porque separa a maneira como um objeto se comporta da maneira como ele é implementado.
  • A definição de como implementar os conhecimentos ou ações de uma classe, sem informar como isto é feito.
  • Classe
    O termo classe refere-se à implementação de software de um tipo de objeto. Um tipo de objeto especifica uma família de objetos sem estipular como o tipo e o objeto são implementados. Os tipos de objetos são especificados durante a análise OO. Os tipos de objetos são implementados como módulos enquanto na linguagem orientada a objeto, os tipos de objetos são classificados como classes.
  • Uma classe é uma implementação de um tipo de objeto.
  • Uma classe especifica uma estrutura de dados e os métodos operacionais permissíveis que se aplicam a cada um de seus objetos.
  • Uma classe pode ter sua própria estrutura de dados e métodos, bem como herda - lá de sua superclasse.
    Herança
    É comum haver similaridades entre diferentes classes. Frequentemente, duas ou mais classes irão compartilhar os mesmos atributos e/ou métodos. Como nenhum de nós deseja reescrever várias vezes o mesmo código, seria interessante se algum mecanismo pudesse tirar proveito dessas similaridades. A herança é esse mecanismo. Por intermédio da herança, é possível modelar relacionamentos do tipo "é" ou "é semelhante", o que nos permite reutilizar rotinas e dados já existentes.
    Uma subclasse herda as propriedades de sua classe-mãe; uma subclasse herda as propriedades das subclasses e assim por diante. Uma subclasse pode herdar a estrutura de dados e os métodos, ou alguns dos métodos, de sua superclasse. Ela também tem métodos e às vezes, tipos de dados próprios.

     Conclusão:
    O método orientado a objeto é um recurso atualmente muito utilizado e simples na Informática, o método orientado a objeto funcionam a partir de outros objetos, a análise de sistemas que são orientado a objeto é feita a partir de outros  objetos e que interagem com esses objetos e assim virso verses.
    O método orientado a objeto ele contribui muito para uma boa estrutura e qualidade que se pode ser utilizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário